Em 19 de dezembro de 2016, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma resolução (A/RES/71/178) sobre os Direitos dos Povos Indígenas, onde foi proclamado 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas, conclamando a preservação, promoção e revitalização das línguas ameaçadas.
Em um esforço para enfrentar os desafios impostos pela perda crítica de línguas indígenas, a UNESCO foi convidada a servir como uma agência líder para o ano, agindo para garantir a diversidade linguística e fomentar o diálogo intercultural.
Segundo a , aproximadamente 600 línguas desapareceram no século passado e continuam a desaparecer a uma taxa de uma língua a cada duas semanas. Cerca de 90% das línguas do mundo provavelmente desaparecerão antes do final deste século se as tendências atuais continuarem.
Ethnologue – Languages of the world, afirma que, pouco mais de 7.000 línguas são faladas no mundo de hoje. Cerca de 1/3 delas está em perigo com menos de 1.000 falantes restantes. Mais da metade da população mundial fala apenas 23 idiomas.
O fato da maioria dessas línguas serem indígenas coloca em risco as culturas e os sistemas de conhecimento desses povos. Além disso, os povos indígenas são muitas vezes isolados política e socialmente nos países em que vivem, seja pela localização geográfica de suas comunidades, sejas pelas suas histórias, culturas, línguas e tradições.
No entanto, eles não são apenas líderes na proteção do meio ambiente, mas suas línguas representam sistemas complexos de conhecimento e comunicação e devem ser reconhecidas como um recurso nacional estratégico para o desenvolvimento, a construção da paz e a moderada reconciliação.
Elas também promovem culturas, costumes e valores locais únicos que perduraram por milhares de anos. As línguas indígenas se somam à rica tapeçaria da diversidade cultural global. Sem elas, o mundo seria um lugar mais pobre.
Celebrar o Ano Internacional das Línguas Indígenas em 2019 ajudará a promover e proteger os idiomas indígenas e melhorar a vida daqueles que os falam. Contribuirá para alcançar os objetivos estabelecidos na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas e na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Espera-se, também, que a celebração fortaleça e reforce as muitas ferramentas de definição de padrões adotadas pela comunidade internacional, que incluem disposições específicas para promover e proteger as línguas.
GRUPO 3
VIDA INDÍGENA
Com este projeto pretendemos envolver de modo bastante significativo e atraente as crianças no conhecimento de aspectos importantes da área de sociedade.
Conhecendo a cultura indígena brasileira, sua diversidade e peculiaridades, pretendemos aproximar as crianças do conhecimento de uma realidade fascinante e encantadora por meio de pesquisas e comparações com nosso modo de vida.
Vamos conhecer o modo de vida deste povo, a realidade física do ambiente onde vivem, as diferentes oportunidades que recebem do meio social e natural para o seu desenvolvimento, a cultura, alimentação, moradia e curiosidades em geral, favorecendo o conhecimento da maneira que este povo vive e se relaciona entre si e a natureza, com ênfase na extração e a conservação do meio.
Convidamos todos a participarem dessa riquíssima viagem cultural, descobrindo as características deste povo, valorizando, comparando com nossa forma de nos organizarmos e aproximando as crianças do conhecimento da diversidade cultural.
GRUPO 4
OS POVOS ÍNDÍGENAS E A SUA CULTURA
Neste semestre pretendemos abordar aspectos importantes da área de sociedade, comparando nosso modo de vida com alguns povos indígenas brasileiros, de modo divertido e atraente para as crianças.
Os povos indígenas apresentam uma cultura bastante peculiar, o que deverá favorecer maior compreensão de nossos alunos sobre algumas formas de nos organizarmos como sociedade.
Conheceremos a forma que esses povos vivem, como: cultura, alimentação, moradia, danças e curiosidades em geral. Também, nos aprofundaremos um pouco mais sobre as diferentes formas que Eles se relacionam com o meio natural, como o manuseio da natureza, a extração e a conservação dela.
Certamente nossos estudos favorecerão a valorização da diversidade cultural, possibilitando o posicionamento contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
GRUPO 5
HAKA MAORI – DESCOBRINDO NOVA ZELÂNDIA
Tendo em vista as intenções do tema LÍNGUAS INDÍGENAS, proposto pela UNESCO, esse projeto tem a intenção de valorizar a diversidade cultural, possibilitando o posicionamento contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
Escolhemos o tema Haka Maori – Descobrindo a Nova Zelândia, para que as crianças tenham a possibilidade de comparar a cultura dos maoris com povos indígenas brasileiros, relacionando-as e as aproximando de nossa realidade, com pesquisas que nos farão viajar do Brasil à Nova Zelândia.
Conheceremos alguns aspectos importantes da área de sociedade, o modo de vida deste povo, o ambiente onde vivem, a cultura, alimentação, moradia, a forma como se relacionam com a natureza, o manuseio do meio natural, a extração e a conservação dela, assim como, curiosidades em geral.
Convidamos todos a viajarem conosco!
GRUPO 2
CURUMIM
Crianças pequenas como as das turmas de G2 apresentam pouca compreensão da vida em sociedade, devido à pouca vivência e ao centramento que lhes é peculiar. Saber como nos organizamos para vivermos juntos é uma das intenções educativas que temos na Educação Infantil. Assim, este estudo tem como objetivo aproximar os alunos de aspectos de nossa cultura, comparando-a com os costumes indígenas.
Tendo em vista que quando as crianças pesquisam outras culturas conhecem contextos diferentes e ampliam seu universo de representações, pretendemos envolvê-las de modo divertido e significativo em pesquisas relacionadas a esse tema, conhecendo tipos de moradia, jogos, músicas e instrumentos, vestimenta, alimentação e meio de transporte.
Almejamos que essas noções favoreçam, também, o desenvolvimento de outras áreas do conhecimento, como: linguagem oral, música e matemática, mas, acima de tudo, queremos nos divertir muito e convidamos a todos a participar dessas descobertas!